Calor

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 08/03/2010 13:13 Redação /Estado de Minas
Gladyston Rodrigues/Esp.EM/D.A.Press
"Moro num apartamento no 9º andar (não é cobertura) e tenho uma grande varanda (2,80m X 9,30m). Gosto muito dela, mas, na maioria das vezes, sinto o desconforto do calor. Uma parte dela, aproximadamente a metade, é descoberta, tem chuveiro e é usada para banho de sol. A outra é coberta com toldo de lona plástica que veda a passagem de luz, mas, infelizmente, não impede o calor. A escritura de convenção e o regulamento do prédio não permitem outro tipo de cobertura. A estrutura do toldo não suporta ventilador de teto e os dois de parede não conseguem refrescar o local. Vocês podem dar alguma sugestão?"

Antonino de Souza Lima - por e-mail

Se não é possível modificar a solução de cobertura, tente substituir o toldo por outro que seja semelhante na fachada do prédio, mas que tenha duas camadas com espaçamento. Este colchão de ar criado trará uma proteção expressivamente superior contra o calor do sol que incide diretamente no toldo. Se a estrutura do toldo não pode suportar um ventilador de teto, considere a instalação de uma estrutura auxiliar para suportá-lo. Pode ser também que seus ventiladores de parede não estejam refrescando adequadamente por estar direcionados do edifício para fora. Nesse caso, a utilização de ventiladores de pé direcionados no sentido oposto pode ser eficiente.

Como o espaço aberto realmente não suporta ar-condicionado, uma boa solução pode ser um climatizador de ar à base de evaporação. Esse produto é fácil de encontrar em lojas de eletrodomésticos ou mesmo na internet. Em dias muito úmidos, ele não terá função, mas em dias quentes e secos, como os que assolam Belo Horizonte na última temporada, sua utilização pode melhorar bastante a sensação térmica. Ele deverá ser posicionado de forma a trabalhar no sentido do vento.

Talvez seja viável, com paisagismo, solucionar a questão posicionando vasos (de pé ou pendurados) com plantas que ajudem a filtrar os raios solares. O correto posicionamento dos vasos otimizará a proteção, comprometendo o mínimo possível na vista da paisagem.

Não deixe de consultar um arquiteto e levá-lo ao local. Só assim ele poderá determinar a melhor solução para esse problema.

Gustavo Fonseca, arquiteto

- Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura