Aquecedor

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 26/04/2010 14:56 Redação /Estado de Minas
Newton Franca/Especial para o EM
"Existe material mais em conta para instalação de aquecedor solar?"

Evandro Xavier Dias - Belo Horizonte

A proposta do aquecedor solar é pré-aquecer a água para que sistemas térmicos assumam a função de calibradores da temperatura. Há um desenvolvido pela ONG Sociedade do Sol, em conjunto com o Centro Incubador de Empresas de Tecnologia (Ciete) da USP/SP, batizado de Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC), que, uma vez instalado, começa a funcionar quando o sol incide sobre a superfície preta dos coletores. A energia absorvida transforma-se em calor e aquece a água, que diminui sua densidade e começa a se movimentar em direção à caixa d'água, dando início a um processo natural de circulação da água chamado termossifão. Esse processo é contínuo enquanto houver uma boa irradiação solar e reduz o consumo de energia pelo chuveiro em até 75%.

Leia mais:
Energia a baixo custo
Energia e beleza
Aquecedor

A água aquecida fica armazenada num reservatório termicamente isolado, que evita perda de calor para o ambiente. No ASBC, o sistema de apoio térmico é formado por um chuveiro elétrico ligado em série com um dimer (controlador eletrônico de potência de um chuveiro elétrico), que permite o ajuste na elevação da temperatura da água do banho. Com as peças, em menos de uma semana o aquecedor pode ser instalado e estar funcionando. Informações sobre o produto podem ser obtidas no e-mail info@sociedadedosol.org.br.

Augusto Woelz, professor da USP e um dos criadores do sistema

- Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
12 de julho de 2023
10 de julho de 2023