Obras

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 31/05/2010 14:25 Redação /Estado de Minas
Perspectiva/Divulgação
"Em breve irei construir uma casa e por onde devo começar? Pelo projeto? Quais são os projetos essenciais para o início da obra: hidráulico, elétrico etc.? É preciso alguma aprovação em órgão público? Quais os profissionais que terei de contratar?"

Manoel Campos Pereira - por e-mail

Prezado leitor, seguem todas as etapas para planejamento da construção de sua casa:

1 - Levantamento planialtímetro ou levantamento topográfico, a ser realizado por um topógrafo com registro no Crea. Consiste em planta com o traçado, os níveis e as curvas de nível do terreno, e será necessário para o projeto arquitetônico e para aprovação da prefeitura.

2 - Projeto arquitetônico a ser realizado por um arquiteto. É o principal item de planejamento e da qualidade desse projeto depende a qualidade de todo o processo de construção de seu imóvel. Procure um profissional com referência e, de preferência, visite imóveis que tenham sido projetados por ele para conhecer seu estilo e linha de trabalho.

3 - A aprovação legal do projeto, na prefeitura do município, para obtenção do alvará de construção. Este item será providenciado pelo arquiteto e só é dispensável em áreas rurais. Em áreas urbanas, será necessário para atender a fiscalização, durante a obra, e para obtenção do habite-se, ao fim da obra.

4 - Projeto estrutural, realizado por engenheiro civil calculista. Consiste no cálculo, especificação e dimensionamento de todos os elementos estruturais (fundações, vigas, pilares etc.).

5 - Sondagem do solo, realizada por empresa registrada no Crea. O serviço consiste na realização de furos com equipamentos especiais para se conhecer o tipo e a resistência do solo, a fim de determinar o tipo de fundação a ser utilizado. A posição desses furos no terreno será indicada pelo calculista responsável pelo projeto estrutural.

6 - Projeto hidráulico ou hidrossanitário, realizado por engenheiro civil, que consiste no cálculo, especificação e dimensionamento das tubulações de água fria, água quente, esgoto e gás do imóvel, bem como da drenagem de águas pluviais.

7 - Projeto elétrico, realizado por engenheiro eletricista, que consiste no cálculo, especificação, dimensionamento e distribuição das instalações elétricas, telefônicas, de antena, internet, alarme, cabeamento estruturado etc.

É importante observar que, dada a abrangência das habilitações profissionais de engenheiros e arquitetos, é possível que haja engenheiros especializados em projeto arquitetônico ou arquitetos especializados em projeto estrutural, elétrico e hidráulico. Entretanto, qualquer que seja o profissional escolhido, ele deverá fornecer ART (anotação de responsabilidade técnica) e documento do Crea para cada um dos projetos desenvolvidos. Para simplificar e otimizar o processo, encontre um bom arquiteto para acompanhá-lo desde o princípio. Ele irá orientá-lo de forma detalhada sobre todo o processo, poderá indicar profissionais adequados para cada etapa e coordenar todos os projetos.

Gustavo Fonseca - arquiteto

- Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura