Cobertura

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 25/06/2010 12:20 Redação /Estado de Minas
Marcos Michelin/EM/D.A Press
"Moro em um prédio de dois andares que tem quatro apartamentos, sendo que os apartamentos do segundo andar têm direito de construir na cobertura. Nela, pelo projeto hidráulico, foram deixadas três saídas de canos com as bocas a 20cm do piso, que tem no projeto a legenda CV (coluna de ventilação), duas dos banheiros e uma do tanque e pia da cozinha. Um dos moradores resolveu fazer um telhado, com telha de amianto e uma caída, em cima do seu apartamento, pondo o recebimento da água pluvial deste telhado para ser toda captada na coluna de ventilação do tanque e da pia da cozinha. Qual a consequência disso?"

Anderson A. Gonçalves - por e-mail

Se o seu vizinho da cobertura ligou a água pluvial na coluna de ventilação, essa ligação deve ser desfeita imediatamente, pois está absolutamente em desacordo com normas técnicas. As exatas consequências dessa ligação incorreta variam dependendo da maneira como se organiza o sistema hidráulico do seu edifício, mas em qualquer caso, na hora da chuva, o sistema de esgoto será inundado, podendo ocorrer retorno de material da caixa de gordura, mau funcionamento das saídas de esgoto, entupimentos, atingindo todos os apartamentos. Além disso, o lançamento de águas pluviais no esgoto é proibido, ficando o edifício sujeito a corte de fornecimento pela Copasa e até a multas. Se as saídas de água pluvial estão mal dimensionadas ou são insuficientes, o construtor do edifício pode ser acionado para sanar o problema. De qualquer maneira, pode ser que a melhor solução seja criar uma ou mais novas saídas de água pluvial externas, que correrão na fachada do edifício e serão ligadas no ramal principal que está no pavimento mais baixo. A melhor solução será dada por um engenheiro ou arquiteto, que vai estudar o problema e encontrar a saída. Exija do seu vizinho a contratação de um profissional responsável. É seu direito.

Gustavo Fonseca, arquiteto

- Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura