Quais as vantagens de construir um teto vivo?

23 de agosto de 2010

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 23/08/2010 11:20 Redação /Estado de Minas
Escola de Arte de Singapura - Reproducao internet - http://redeecothe.blogspot.com/ Escola de Arte de Singapura
Ana Lima por e-mail

Para fazer um teto vivo é preciso escolher a lona certa, não pode ser aquela que se usa no terreiro. O teto vivo requer uma camada de impermeabilização, uma de dreno, uma de filtro e, depois, a camada vegetal. Para a de filtro, procure um pano sintético usado em aterro sanitário e obras de geologia e geotecnia, que degrada com 600 anos. A construção exige mão de obra especializada. Não é qualquer barro, qualquer bambu que podem ser usados. Caso contrário, vai deteriorar rapidamente e oferecer riscos à saúde.

O teto vivo nasceu na Islândia, no extremo Norte da Europa, onde há invernos rigorosos. As casas eram feitas com torrão de terra empilhados e tinham no topo madeiras de árvores muito resistentes e, sobre elas, uma camada de terra. A umidade encharcava a madeira e, com a chegada do verão, as plantas cresciam.

Se a terra na parede, como adobe ou pau a pique, traz conforto térmico, por que não no teto? Deixar a terra exposta pode trincar a parede ou a cobertura. Seguem duas dicas: além da camada térmica da terra, a vegetação transpira, ela rouba calor da superfície, além da evaporação. O teto vivo evapora pela incidência solar, a planta transpira e a camada de terra também. Casa de adobe com teto vivo proporciona excelente conforto térmico interno. Na cidade, diminui a quantidade de enxurrada. Só depois de seis horas de chuva, dependendo do plano de inclinação, que costuma ser de 15% a 20%, é que a água vai minar. Então, ela não forma grandes correntes de enxurrada.

Outra questão é a possibilidade de filtrar a água da chuva e usá-la. O sistema é feito de terra, brita, areia e filtro. A produção do telhado possibilita o habitante usufruir de seu terraço como um jardim. Quando se tem verde num telhado de 6m x 6m, pode-se diminuir um grau de temperatura no ambiente interno.

Pergunta respondida pelo arquiteto  e geobiólogo Flávio Duarte

- Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail
imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura