"O que é calçada verde e como posso construí-la?"

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 30/08/2010 10:27 Redação /Lugar Certo
Luiz Bocian
Pedro Ernesto de Souza Mendes - por e-mail

30 de agosto de 2010 - Nas ruas onde não há fluxo muito grande de pedestres, as faixas de serviço e acesso poderão ser ajardinadas, daí o termo calçadas verdes. Porém não devem conter arbustos que prejudiquem a visão e o caminho do pedestre. Para construir uma calçada verde, é preciso estar atento às seguintes questões: para receber uma faixa de ajardinamento, o passeio deverá ter largura mínima de 2m e, para receber duas faixas, largura mínima de 2,5m. A faixa livre deve ser contínua e com largura mínima de 1,20m. Para facilitar o escoamento de água, as faixas não podem ser muradas.

A presença de árvores nas calçadas é importante para melhorar o meio ambiente e, nos dias de chuva, facilitar o escoamento das águas. Porém, compete à prefeitura plantá-las ou repará-las e, neste caso, devem seguir duas necessidades básicas: ter dimensão adequada à largura da calçada e não devem ter a base cimentada, isto é, deve haver grama ou instalação de grelha, para facilitar o fluxo de pedestres.

Cláudio Oliveira, gerente de Projeto Indústria da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP)

- Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail
imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura