Problemas com vazamento de água

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 27/12/2010 15:36 Redação /Estado de Minas
Acompanhe também o Lugar Certo pelo Twitter


Em minha lavanderia existe um muro de arrimo, sendo que o terreno tem um histórico de mina d’água e está jorrando constantemente água pelo muro. Gostaria de saber se existe uma maneira de drená-la e se estou correndo algum risco com esse muro de arrimo. Uma parede falsa, com MacDrain, resolveria o problema?

Geralda Mascarenhas Barbosa, - por e-mail

Resposta:

A melhor providência a ser tomada com certeza é a drenagem da água pelo lado de fora do muro de arrimo, mas nem sempre isso é possível. Para saber se existe algum risco para o muro, é necessário solicitar um laudo de algum engenheiro e, às vezes, mesmo após analisar a situação local, não se chega a uma conclusão segura sobre a estabilidade do muro. Uma parede falsa vai apenas esconder o problema; neste caso o que ocorrerá é que se estará isolando a umidade, mas se perderá completamente a “vigilância” sobre essa umidade, que não ficará mais visível, mas permanecerá se infiltrando pelo muro de arrimo e com certeza vai achar um outro caminho e transferir para outro local. E se o muro de arrimo for uma estrutura de concreto armado, esta umidade provocará a corrosão das armaduras (ferragens) e colocará em risco a estabilidade da estrutura. É um problema significativo e o melhor é contar com o auxílio de um profissional da área.

Luiz Eustáquio Cavalieri França, engenheiro da Construtora Ouro
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura