Madeira para telhado

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 10/01/2011 17:40 Redação /Estado de Minas
Reprodução formasparaconcreto.com
Que tipo de madeira devo usar na construção do telhado? A qualidade do serviço de carpintaria é vital para um telhado?

Paula Monteiro de Lima, por e-mail

Resposta:

Existem várias madeiras que podem ser utilizadas na construção da estrutura dos telhados e, dentro desta variedade, pode-se fazer a escolha em função do custo e da disponibilidade do material na região da obra. O tradicional Paraju é sempre o mais recomendado, pois é bastante resistente, bem trabalhável e encontrado com facilidade principalmente na nossa região.
A Maçaranduba também é estruturalmente resistente e resiste bem ao ataque de cupins, porém a entrada de pregos vai exigir o auxílio de uma furadeira. O Angelim, a Cupiúba e o Angelim-vermelho tem ótimas propriedades, porém o cheiro é bem desagradável e precisam ser curadas com óleo de linhaça para melhorar o odor.

Utiliza-se também o Mogno e a Garapeira, porém por não serem comuns na nossa região, o preço vai ser mais alto. Em todos os casos, algumas regras são fundamentais: A madeira deverá estar colhida há bastante tempo (no mínimo um ano), deverá estar bem seca, isenta de brancos, carunchos e brocas, sem nós e fendas.

E a qualidade da mão de obra é fundamental para a construção de uma boa estrutura de madeira de telhado, para evitar problemas futuros de estabilidade, reduzir as chances de o telhado apresentar vazamentos e até evitar desperdício de madeira durante a construção.

Luiz Eustáquio Cavalieri França, engenheiro da Construtora Ouro
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015