Isolamento

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 07/02/2011 15:05 Redação /Estado de Minas
SXC.hu/Banco de Imagens
"Existe algum material adequado para isolamento de tanques de água quente, com eficiência?"

Lauro Mendes, por e-mail

Tanques de água quente podem ser beneficiados pelo potencial de eficiência energética da espuma versátil. A espuma melamínica tem aumentado sua presença no uso para isolamento externo de tanques de aço inoxidável que têm capacidade para cerca de 500 litros de água. Um fator-chave para essa aplicação é a baixa condutividade térmica da espuma, de menos de 0,035 W/(m*K), o que resulta no excelente isolamento térmico.

Dessa forma, as perdas de energia podem ser reduzidas em processos que necessitam de água quente. Outra vantagem sobre os materiais convencionais de isolamento é a excelente resistência a temperaturas de mais de 240°C e sua característica de retardante de chamas (na Alemanha: B1 de acordo com a DIN 4102).

O material leve de Basotect é cortado em blocos e fixado com um molde de poliestireno. Por essa razão, cápsulas flexíveis de isolamento com todos os detalhes necessários são produzidas. Com esse novo sistema tecnológico, os painéis de isolamento encostam completamente na parede do tanque de água, reduzindo o efeito chaminé típico de isolamentos incompletos e diminuindo a perda de energia.

Pelo fato de a espessura dos painéis flexíveis ser variável entre 50 e 115mm, o material oferece liberdade de design considerável para que seja adaptado para diferentes tanques. Além disso, é flexível, livre de fibras e pode ser cortado com precisão para se adaptar às formas do tanque.

Com essa combinação de propriedades, Basotect demonstra suas vantagens principalmente quanso os tanques de água quente fazem parte de um sistema de aquecimento solar. É resistente à oscilação de temperaturas, retardador de chamas, leve, flexível, absorve som e expande de acordo com a temperatura - a espuma tem sido bastante usada para revestir acusticamente construções e veículos. Agora, está disponível em diversas categorias, para várias aplicações. É usada, por exemplo, no estádio olímpico de Pequim, o Cubo D'Água, como isolamento acústico na estrutura suspensa.

Murilo Feltran, coordenador de negócios de especialidades plásticas da Basf/SP

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura