Umidade

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 14/02/2011 14:10 Redação /Estado de Minas
Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press
"Como evitar problemas com umidade?"

Carlos Eduardo Dias - Belo Horizonte

Nunca é demais reforçar que a impermeabilização deve estar no projeto de toda obra. Caso contrário, a umidade vai continuar sendo um dos problemas mais frequentes em imóveis. O aparecimento de bolhas, eflorescências, manchas, mofos e descascamentos na pintura são sinais de falhas no processo construtivo, que ocasionam uma série de problemas: o desconforto estético do ambiente, o comprometimento da saúde dos usuários, com problemas respiratórios e alérgicos, e ainda o risco de prejuízo para reparar toda a estrutura danificada, com a consequente desvalorização da edificação.

Os gastos com impermeabilizantes, desde que previstos no projeto e utilizados do momento da fundação até o acabamento, representam de um a 3% do custo total de uma obra. Por outro lado, quando o procedimento só é adotado para a correção de problemas gerados pela não utilização dos impermeabilizantes, os custos podem ultrapassar até 15% do valor do imóvel.

Para impermeabilização eficiente, a recomendação é usar o impermeabilizante desde o alicerce, adicionando-se o produto na argamassa de assentamento dos tijolos e do revestimento do baldrame.

Comece por dissolvê-lo na água que será misturada à argamassa (água de amassamento). A argamassa impermeável é feita com uma lata de cimento, três de areia, misturando-se um quilo de Vedacit para cada lata de cimento ou dois quilos para cada saco de 50kg de cimento. O indicado é usar sempre desempenadeira de madeira.

O passo seguinte é encapar o alicerce com argamassa impermeável na espessura de 1,5cm, descendo 15cm nas laterais, o que impedirá que a umidade penetre pelos cantos do baldrame. Aguardar a secagem da argamassa e aplicar duas demãos de Neutrol. Assentar os tijolos com argamassa impermeável até a terceira fiada acima do alicerce.

Até a altura de um metro, é recomendável fazer o revestimento (interno e externo) das paredes com a mesma argamassa impermeável usada nos alicerces.

Vedacit é um aditivo que impermeabiliza concretos e argamassas, indicado especialmente para estruturas que ficarão em contato com o solo. Não deixa a umidade subir pelos alicerces ou a água da chuva entrar pelas paredes, pois é misturado diretamente na argamassa.

Alexandre Baumgart, da Vedacit/Otto Baumgart

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail
imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura