Tijolos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 24/04/2011 11:21 / atualizado em 25/04/2011 15:50 Redação /Estado de Minas
Reprodução/Internet/arquitetandonanet.blogspot.com
“Quero construir com tijolos aparentes: quais são as possibilidades do material? É durável?”


Margarida Horta Pessoa, por e-mail

É possível executar uma construção com tijolos ou blocos aparentes, porém existem vários aspectos a serem previamente analisados e definidos. Logicamente é preciso ter ciência do aspecto arquitetônico final desse tipo de acabamento, que deverá ser bem assentado, ou seja, com prumo, alinhamento e simetria perfeitos. Mesmo aparentes, os tijolos assentados poderão receber algum tratamento final (aplicação de tinta ou vernizes e impermeabilizantes), que além de melhorar a aparência, contribui com a proteção contra a umidade e a preservação superficial dos tijolos.

É necessário ter ciência de que a impermeabilidade da parede será menor do que uma parede chapiscada, rebocada e pintada ou revestida com cerâmica ou outro produto. No entanto, pode-se aplicar algum produto para melhorar essa característica da parede.

O tijolo a ser usado deverá ser de excelente qualidade com relação às características de resistência, regularidade das dimensões e acabamento das arestas. Essas características são importantes para que a alvenaria possa suportar as cargas da estrutura e o tijolo ou bloco deverá ser de qualidade para resistir ao longo do tempo sem começar a esfarelar ou até se desmanchar.

Existem normas específicas que definirão as escolhas dos tijolos ou blocos de concreto e, quanto mais sofisticada ou mais elevada a estrutura, mais importante observar essas recomendações. A regularidade das dimensões e acabamento das arestas são importantes para obter uma boa aparência. Um laudo ou o acompanhamento inicial de um profissional (engenheiro civil ou técnico de edificações com experiência) com certeza evitará problemas (problemas técnicos e de custos desnecessários).

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags:

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura