Umidade

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 29/04/2011 12:20 / atualizado em 06/05/2011 10:33 Redação /Estado de Minas
Reprodução/Internet
“Em uma das paredes da minha sala, a qual faz divisa com a cozinha, está aparecendo umidade que vem de baixo para cima. Nela, não passa nenhum encanamento e ainda bate sol, o que poderia ser?”


Márcia Maria Gomes de Castro, por e-mail

Essa é a demanda mais frequente nesta coluna, e normalmente a nossa suspeita é sempre na possibilidade de existir umidade no terreno e esta umidade estar percolando (subindo) nas paredes pela falta ou deficiência de elementos de combate a esse problema – elementos que devem ser executados durante a construção da casa. A solução depois da casa pronta é sempre mais complicada. A simples aplicação de massa nas paredes para tentar eliminar a umidade não surte qualquer resultado. Pior ainda é executar a pintura sem corrigir o problema, pois será perdido o serviço de pintura. Apesar de ser um problema frequente, a solução é específica para cada caso e somente com uma vistoria no local um profissional (engenheiro civil ou técnico de edificações) com experiência nesse tipo de problema poderá indicar a solução com maior chance de sucesso.

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags: dicas

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura