Qualidade

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 05/06/2011 13:30 / atualizado em 06/06/2011 14:39
Reprodução/Internet/www.jornaldelavras.com.br
“Estou para iniciar uma construção para uso comercial e gostaria de saber quais tipos de material posso usar para baratear o custo, mas sem perder qualidade na construção.”


Sílvio Drummond Pereira, por e-mail

Nas etapas de estruturação da obra (fundação, blocos, pilares, vigas e paredes estruturais) não há como reduzir custo sem reduzir a qualidade, desde que projetados dentro da técnica e da racionalidade. A mesma recomendação deve ser adotada para as instalações elétricas e hidrossanitárias, nas quais não se deve escolher os materiais levando-se em consideração apenas o menor preço. Existe material de boa qualidade a preços acessíveis. A economia desejada poderá ser conseguida nas etapas de acabamento, nas quais, aliando-se bom gosto a uma mão de obra de qualidade, podem-se conseguir efeitos interessantes. Por exemplo, o revestimento de algumas paredes pode ser em massa espanhola, que tem um custo barato e que com uma pintura simples proporciona um aspecto agradável. Em algumas áreas nas quais não existe risco de escorregar pode-se executar um piso de cimentado liso natado com alguns efeitos de réguas de madeira ou peças de cerâmica. Onde for necessário forro, o de placas de gesso tem baixo custo de execução e manutenção. Pode-se pensar também em algumas partes com alvenaria de tijolos ou blocos de concreto aparentes frisados, que quando bem assentados são bem aceitos em ambientes industriais ou comerciais. Na etapa final de pintura não recomendamos optar por marcas de tinta da faixa mais baixa de preço, pois o consumo de material será muito grande e o resultado não será satisfatório; existem tintas de custo intermediário que têm boa qualidade e proporcionam um bom custo/benefício da etapa de pintura.

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags:

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura