Cerâmica

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 10/07/2011 14:09 / atualizado em 15/07/2011 12:29
Reprodução/Internet/www.florianopolis.maisperto.com.br
“Gostaria da saber as vantagens e desvantagens de se colocar um piso cerâmica em cima de outro. Qual seria o custo de mão de obra para a colocação desse piso. Se seria mais vantajoso arrancar piso antigo e colocar outro novo.”


Fernando Oliveira, por e-mail

A vantagem de se colar uma nova cerâmica sobre a existente é a economia de tempo e custo por não ter que demolir o piso existente e fazer a regularização do contrapiso antes de assentar a nova cerâmica. Neste caso, é imprescindível a utilização da argamassa colante apropriada (ACIII). Porém, ao se optar por essa solução, é muito importante atentar para vários detalhes técnicos, como se o piso atual está seguro e sem partes soltas, se a elevação do nível final do novo piso não trará problemas em relação aos ambientes contíguos da casa – verifique as declividades e estude o escoamento superficial de água de lavagem do piso – e também se ficará algum degrau em relação aos cômodos nos quais não for assentada nova cerâmica. Verifique se o reassentamento das louças sanitárias não vai sofrer alguma interferência. Verifique também a concordância da altura do box dos banheiros e das portas, que provavelmente precisarão ser elevadas ou cortadas (o que não é possível caso o box seja de vidro temperado). Se todos esses requisitos forem atendidos, pode-se optar por esta solução de assentar uma cerâmica sobre a cerâmica existente. O custo direto da mão de obra para assentamento de cerâmica atualmente varia de R$10 a R$18 por metro quadrado, dependendo da forma de contratação do profissional.

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags: dicas

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura