Umidade

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 31/07/2011 14:01 / atualizado em 01/08/2011 15:27 Redação /Estado de Minas
SXC.hu/Banco de Imagens
“Gostaria de saber qual o produto apropriado para impedir a umidade que vem do chão. Estou com esse problema em casa e que está acabando com a pintura das paredes.”


Susanne Rockefort de Souza, por e-mail

Antes de se aplicar qualquer produto ou solução de impermeabilização, é imprescindível descobrir a origem da infiltração, para que a solução possa se tornar eficaz. Existem três causas principais de infiltrações em imóveis:

Provocada por vazamentos de tubulações ou caixas d’água: são constantes e localizadas próximo aos caminhos das tubulações ou das caixas d’água. Podem ser criados vários testes simples para se verificar se esses vazamentos estão ocorrendo. Neste caso, corrigem-se os vazamentos e depois fazem-se os reparos de pisos e paredes, após um razoável período de observação para se certificar de que o problema foi corrigido.

Provocada por infiltrações de água de chuva: a certificação de que essa é a causa dos vazamentos é um pouco mais complicada e aconselho o acompanhamento de um profissional do ramo (um telhadeiro ou um bom encarregado de obras de edificação). É frequente também que o umedecimento das paredes pela água de chuva não esteja ocorrendo pelo telhado, podendo ser uma infiltração direta da água que chega até as paredes externas do imóvel, pois o reboco que é normalmente usado nas edificações não é impermeável e permitirá sempre a passagem de alguma umidade, principalmente se as paredes forem de bloco de concreto. Nesse caso, pode-se tentar algum produto impermeabilizante sob a orientação de um técnico ou, numa solução mais segura, executar o revestimento externo das paredes.

Provocada por infiltrações da umidade do terreno: esse é um caso também complicado de resolver, pois se o imóvel foi construído sobre um terreno úmido (ou que retém umidade de água de chuva ou vazamentos externos) e na construção não foram tomadas medidas para prevenir esse tipo de problema, a solução pode se tornar um pouco mais complicada. Esse pode ser o seu caso pelo fato de a infiltração estar ocorrendo também nas paredes internas.

Desta forma, existem vários produtos, processos e intervenções técnicas para solucionar os problemas de infiltrações. Porém, o fundamental antes de se tomar qualquer medida é descobrir a causa da infiltração. Somente assim poderá ser definida uma solução eficaz e o auxílio de um profissional com experiência é uma ajuda importante e com certeza trará economia no fim do processo, pois evitará erros (e custos desnecessários) que outras pessoas sem experiência e conhecimento poderão provocar.

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags: dicas

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
adriana - 24 de Novembro às 14:05
Minha casa foi feita 1978 só que agora ta dando muita umidade e ta vindo do solo! Raspei todas as paredes deixei no reboco,passei vedacit esta secando é preciso fazer outro reboco por cima antes de aplicar a massa corrida?Ou não precisa!

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura