Quais são as orientações para usar gesso nas construções?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 02/11/2011 10:51 / atualizado em 02/11/2011 11:09 Redação Lugar Certo /Estado de Minas
Reprodução/Internet
“Estou construindo e desejo saber se posso aplicar gesso diretamente no tijolo cerâmico ou baia (paredes e tetos), ou tenho de chapiscar antes? O uso do gesso tem a mesma resistência e durabilidade do reboco (custo/benefício)? Tenho que usar depois massa corrida antes de pintar? Pode ser usado em todos os ambientes da casa? Posso usar impermeabilizante nas paredes antes de aplicar o gesso?”


Pierre Machado,por e-mail

O uso do gesso como revestimento de paredes se torna cada dia mais comum, principalmente pela redução de custo que pode ser alcançada, desde que seja aplicado corretamente e nas condições devidas. O gesso pode ser aplicado diretamente sobre a alvenaria, desde que esta esteja perfeitamente assentada, alinhada e aprumada e sem ressaltos para permitir que seja aplicada uma camada fina, pois, à medida que se vai engrossando a espessura da camada de gesso, perde-se em qualidade e economia. O revestimento em gesso não tem a mesma resistência do reboco, mas, normalmente, essa menor resistência do gesso não traz qualquer prejuízo para a qualidade da obra, pois desde que seja corretamente aplicado e nunca receba a incidência de umidade, sua durabilidade se aproxima da durabilidade do revestimento de reboco. Por precaução, a parede que vai receber o revestimento em gesso pode ser impermeabilizada. Entretanto, a impermeabilização deve ser aplicada no lado externo da parede. O revestimento de gesso para paredes pode ser aplicado nos cômodos da casa nos quais não se tem o uso de água, isto é, não deve ser aplicado nos banheiros e cozinha e nem nas áreas externas, susceptíveis de receber a ação direta de umidade.

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags: construções

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura