OBRAS

Vale a pena contratar uma empresa de construção sem engenheiro?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 06/11/2011 10:28
“Sou síndica de um condomínio composto de três blocos de cinco andares cada e com um total de 60 apartamentos. Durante três anos, constituímos um fundo de reserva para reformar externamente todo o prédio. Temos sérios problemas de infiltrações tanto na cobertura quanto nas paredes laterais. Precisamos fazer também algumas alterações estruturais nas garagens. Um condômino indicou dois empreiteiros avulsos, para a obra ficar mais barata, mas não são engenheiros e não têm engenheiro nas firmas. Você acha que vale a pena? A obra fica mais barata sem engenheiro?”

Jacqueline Santos Maias, por e-mail


Existem muitas equipes de empreiteiros “avulsos” plenamente confiáveis e tecnicamente bons, ao mesmo tempo que contratar uma empresa regularmente registrada e administrada por engenheiro civil não é garantia de que tudo vai transcorrer bem na obra de reforma. É preciso deixar bem claras as circunstâncias que cercam essa dúvida, que é muito frequente. Em primeiro lugar, existe o problema trabalhista: não só na engenharia, mas em todas as atividades profissionais, os funcionários precisam estar rigorosamente registrados e durante todo o trabalho devem ser seguidas as normas de segurança e medicina do trabalho. A ideia de contratar tarefeiros sem registro deve ser definitivamente eliminada da nossa cultura, porque, além de ser ilegal, os riscos civis e trabalhistas para quem contrata são enormes. Em segundo lugar, até uma simples reforma de um prédio é uma obra de engenharia, e como tal precisa ser registrada e regulamentada pelos menos em dois órgãos: no CREA e na prefeitura local. E para tanto, é necessário ter um engenheiro responsável envolvido no processo. A desobediência a esses itens também pode trazer sérias consequências para o contratante, no caso o condomínio. Além dessas exigências legais, ter a obra administrada por um engenheiro civil é uma grande tranquilidade para o condomínio, pois representa uma grande economia de tempo e dinheiro em função da possibilidade e até obrigação que o engenheiro tem de administrar a obra buscando a máxima otimização de mão de obra e insumos. Também reduz desperdícios e retrabalhos. No caso em questão, como estão previstas alterações estruturais, torna-se imprescindível a contratação de um engenheiro.

Perguntas respondidas pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França
construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags:

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015