ÁGUA

Obra de escoamento de água pluvial é necessária para a pavimentação viária?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 06/11/2011 10:40
“Sou líder comunitário e temos uma verba para calçar algumas ruas em nossa região. Alguns moradores acham que devemos fazer também a captação de água de chuva. Ocorre que fica caro e a verba não é suficiente para fazer o calçamento e a obra da água de chuva. Você acha realmente necessário?”

Marlon P. Silva Mandauva, por e-mail

A sua pergunta é muito pertinente e oportuna para que seja esclarecida essa situação, principalmente porque o procedimento correto frequentemente é desobedecido até por prefeituras. Com toda certeza os moradores que querem que seja feita também a obra de captação e escoamento de águas pluviais estão cobertos de razão. É preferível executar a pavimentação de uma extensão menor de ruas gastando-se parte da verba no serviço de drenagem pluvial do que gastar toda a verba na pavimentação sem a devida infraestrutura. A correta captação e condução das águas de chuva (pluviais) é imprescindível para a durabilidade da pavimentação, seja de calçamento, seja de asfalto, pois a enxurrada escorrendo desordenadamente ou se acumulando sobre o pavimento com toda certeza vai danificá-lo em muito pouco tempo. Da mesma forma, é importante que as ruas a serem pavimentadas já estejam dotadas de redes de distribuição de água potável e redes coletoras de esgoto sanitário, pois se essas redes forem executadas depois do pavimento pronto, os remendos feitos no pavimento asfáltico ou calçamento nunca ficam perfeitos como o original. Essas obras normalmente são executadas pelos órgãos competentes (drenagem e pavimentação pelas prefeituras e redes de água e esgoto pelas concessionárias de saneamento), mas, quando isso não ocorre, existem várias empresas capazes de executar todos esses serviços com competência e baixo custo.

Perguntas respondidas pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França
construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas pa
ra o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags:

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura