Dicas para sua casa

Dá para usar uma sondagem de fundação de outra obra?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 13/11/2011 14:42 / atualizado em 13/11/2011 14:46 Redação Lugar Certo /Estado de Minas
“Vou construir uma casa de dois andares e conversando com meu vizinho, que tem uma sondagem da fundação da casa dele, ele me informou que posso usar a mesma sondagem na minha obra. Posso confiar na informação dele?”

Gláucia Vieira Silva, por e-mail

Aproveitar uma sondagem ou até mesmo dispensá-la é uma prática muito comum nas obras de pequeno porte, principalmente quando a direção da obra não é confiada a um técnico ou engenheiro, e é uma prática com a qual nunca concordamos. Considero essa prática dar o primeiro passo com o pé esquerdo. O custo de uma sondagem, comparado com o custo total de uma obra ou com o seu benefício, é amplamente justificável e compensador. Ao aproveitar uma sondagem de um terreno próximo pode-se ter a sorte de acertar, se o terreno no local mantiver as mesmas características e o mesmo perfil geológico do terreno no qual foi feita a sondagem, mas ainda assim se fica dependendo de uma boa parcela de sorte. Entretanto, ignorar a necessidade de fazer a sondagem é deixar totalmente de lado a engenharia e confiar totalmente na sorte. E com certeza, qualquer dimensionamento ou cálculo estrutural de uma estrutura sem o embasamento da sondagem do terreno terá uma significativa margem de erro. Se o projetista aumentar os coeficientes e os parâmetros do cálculo para garantir a segurança, já que ele não dispõe da sondagem do terreno, haverá um desperdício de custos. Entretanto, se ele tentar reduzir os parâmetros do cálculo visando reduzir custos desnecessários, com certeza haverá prejuízo da qualidade e até da segurança da obra, o que não é certeza de que a obra “cairá”, mas aparecerão fissuras e trincas na estrutura (o que, além de esteticamente desagradável, pode provocar infiltrações e outros inconvenientes) e até mesmo recalques maiores no imóvel.

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags:

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura