Dicas para a sua casa

É possível retirar um pilar que atrapalha uma vaga na garagem?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 13/11/2011 14:44 Redação Lugar Certo /Estado de Minas
“Moro em um prédio de três pavimentos, sendo que as garagens ficam embaixo da projeção do prédio. O único apartamento cuja vaga cabe apenas um carro é o meu, porque existe um pilar que impede a entrada do segundo carro, sendo que nas outras vagas não existe o pilar. É possível retirá-lo de lá?”

Rander Augusto Batera, por e-mail

Na engenharia raramente se encontra um problema sem solução. Porém, em muitos casos a razão custo/beneficio acaba inviabilizando a solução encontrada. E esse empecilho provavelmente ocorrerá nesse caso. Para início de qualquer análise, é imprescindível ter em mãos o projeto estrutural do prédio (e também ter certeza de que esse projeto foi rigorosamente executado). Coincidentemente, já retirei pilar de uma garagem de um prédio de três pavimentos aqui em Belo Horizonte quando, depois de a análise detalhada do projeto estrutural, concluí que o pilar era desnecessário. Depois, tive oportunidade de conversar com o mestre de obra que construiu o prédio e ele confirmou que havia construído o pilar por sua iniciativa, porque havia um cruzamento de vigas sem um pilar de apoio e ele achou isso “esquisito”. Mas isso estava previsto no cálculo. Se no seu caso não ocorrer essa mesma improvável situação, será necessário um criterioso estudo do projeto para verificar a possibilidade de construírem-se novas peças estruturais de reforço e redistribuição de cargas, para depois retirar o pilar. Esse estudo precisa ser confiado a um calculista altamente qualificado. Deverão ser observadas também as questões legais e estatutárias junto ao condomínio.

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags: dicas,

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura