Dicas para sua casa

O que fazer quando aparecem trincas nas paredes?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 20/11/2011 23:50 / atualizado em 22/11/2011 12:08 Redação Lugar Certo /Estado de Minas

SXC.hu/Banco de Imagens
“Construí uma casa de dois andares há oito anos, com acompanhamento de um engenheiro. Depois do período de chuva do ano passado, apareceram algumas trincas na casa, o que não existia antes. Com a chegada do novo período de chuvas estou com receio de que ocorram novos problemas e até mais sérios. O que devo fazer?”

Bruno César Moura, por e-mail

As trincas e fissuras que aparecem com frequência nas construções precisam ser analisadas, pois com toda certeza indicam alguma irregularidade na obra. Na maioria dos casos, essas indicações não trazem qualquer comprometimento à estrutura da obra, se restringindo apenas ao desconforto estético ou em alguns casos podem até provocar infiltrações. É comum que logo depois da construção da obra e o seu carregamento com mobiliário e instalações haja uma acomodação da estrutura no terreno por meio da sua fundação, o que pode provocar pequenas movimentações da estrutura, aparecendo algumas trincas. Mas logo a obra se reestabiliza e não ocorrerão quaisquer problemas. As trincas, então, podem ser corrigidas e o problema desaparece. Entretanto, se elas continuarem se movimentando ou novas aparecerem, é necessário um estudo da situação e o acompanhamento técnico, pois alguma irregularidade existe e alguma intervenção será necessária, e quanto mais rápido for essa intervenção, menores danos e custos ocorrerão. No caso citado, quando as trincas estão aparecendo depois de oito anos da conclusão da obra e do período de chuvas, com certeza existe alguma alteração na estabilidade da construção, ou importantes infiltrações no terreno comprometendo o apoio das fundações. Podemos indicar profissionais para a solução desses problemas, que devem ser corrigidos o mais rápido possível, pois mesmo que não exista risco para a obra, quanto mais no início os problemas forem sanados, menor será o custo dos reparos.

 

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags: paredes

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura