Dicas para sua casa

Como corrigir infiltrações em muro?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 20/11/2011 23:56 / atualizado em 22/11/2011 12:01

Reprodução/Internet
“Ergui dois cômodos na parte de trás da minha casa, encostando no muro de arrimo da casa vizinha, que aproveitei como parede. O terreno vizinho é mais alto do que o nível do meu terreno. Mesmo tendo rebocado essas paredes, elas estão com grandes infiltrações. Qual produto devo passar nas paredes para corrigir essas infiltrações?”

Juliete Vale da Prata, por e-mail

Infelizmente, você não vai encontrar qualquer produto que possa ser aplicado nas paredes internas dos cômodos e que consiga eliminar essas infiltrações. Existem vários produtos de vários fabricantes que até tentam solucionar esse tipo de problema, mas, com certeza, o resultado terá pouca durabilidade, e com o tempo essas infiltrações voltarão ou acabarão aparecendo em outros locais. A única maneira de não ocorrer um problema desse tipo é tratar o arrimo pelo lado de fora, impermeabilizando-o e construindo drenos para retirar a umidade que chega até o arrimo; não é um serviço muito caro, mas precisa ser muito bem executado, pois qualquer falha, qualquer ponto fraco será suficiente para a umidade encontrar caminho e voltar a vazar pelo arrimo. Nem sempre isso é possível, pois o trabalho deverá ser executado dentro do terreno do vizinho, e outras questões deverão ser resolvidas, inclusive o rateio ou não dos custos. E se já existir alguma construção do vizinho encostada no arrimo, provavelmente a intervenção não será possível. Em função disso, são criadas algumas soluções alternativas ou paliativas, chegando-se até como única alternativa a construção de uma segunda parede pelo lado de dentro, desencostada da parede que está infiltrando, o que vai esconder o problema, mas também reduz o tamanho do cômodo. Nessa solução, é necessário também criar uma ventilação ou suspiro de alívio para o espaço criado entre as duas paredes, e se a infiltração for muito intensa, chegando até a escorrer água, será necessário criar um escoamento para ela, pois se ficar retida nesse espaço vai acabar transpondo a segunda parede ou infiltrando no piso e percolando até a nova parede. Sugerimos uma vistoria de um profissional experiente para fazer um diagnóstico mais preciso e indicar a melhor solução.

 

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags: dicas,

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura