Dicas para sua casa

Perigos de fazer uma obra sem engenheiro

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 27/11/2011 12:20

“Moro no Rio Grande do Sul e estou construindo, mas não cadastrei a obra na prefeitura, nem tenho um arquiteto fiscalizando-a. Estou só com um pedreiro e um auxiliar, pois estou com pouco dinheiro disponível. Mas acho que isso vai me custar mais caro, pois andei olhando as paredes e estão um pouco tortas. Diz o pedreiro que podemos corrigir depois com o reboco, mas lendo alguns sites, vi que depois as portas não se encaixam, tendo que colocar somente portas sanfonadas. O que devo fazer?”

Luana Parodes,
por e-mail

Luana, na sua obra você contrariou algumas regras básicas (e legais) da construção civil e realmente isso vai lhe custar caro, mas a situação pode ser resolvida ou pelo menos amenizada com a contratação de um bom pedreiro ou encarregado de acabamento, para concluir o que ainda falta ser executado e para consertar o que já foi construído. É possível, com algum custo de mão de obra e materiais, regularizar as imperfeições antes de prosseguir com a obra, antes de assentar as portas e janelas, e antes de assentar pisos e materiais de acabamento. Lógico que o resultado e o tamanho do prejuízo vão depender do tamanho do “estrago” já feito. De longe, apenas com as informações que você nos enviou, a única certeza que temos é que você não deve continuar com a mão de obra atual, pois mesmo sem um engenheiro ou arquiteto acompanhando uma obra, o mínimo que um pedreiro deve saber para poder ser chamado de pedreiro é ter noções mínimas de prumo, simetria e esquadro.

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags:

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura