Dicas para a sua casa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 11/12/2011 22:33

TEMPERATURA

“Minha casa é muito quente no verão e muito fria no inverno. Como posso deixá-la com uma temperatura agradável sempre?”

Olinda Cavalcanti Medeiros, por e-mail

Existem vários processos e soluções para obter uma melhor condição térmica de um ambiente, mas é necessário conhecer bem o imóvel, tanto na sua localização quanto na distribuição de ambientes, condições de ventilação e circulação de ar, além das alturas dos cômodos e proximidade de outras construções próximas. O ideal é uma vistoria no local para permitir a indicação de algumas soluções.


IMPERMEÁVEL

“Gostaria de saber: quando devo usar um sistema impermeabilizante asfáltico ou cimentício?”

Fernando Nobre Junqueira, por e-mail

A escolha do sistema de impermeabilização depende principalmente do conhecimento da peça a ser impermeabilizada e das ações externas – climáticas e de abrasão – a que elas estarão sujeitas. Favor encaminhar mais detalhes sobre a obra para que a orientação possa ser mais objetiva. E é importante salientar que não existe um sistema de impermeabilização com durabilidade eterna, porém o tempo da sua eficiência é consequência direta da correta definição do processo ideal para cada caso e da qualidade da execução do trabalho a ser executado.


RODAPÉ

“Os rodapés de minha casa estão descascando. Isso pode ser causado por infiltração?”

Sandra Mendes da Silva, por e-mail


A infiltração de algum tipo de umidade é a causa mais provável para esse problema, e é também muito comum. Essa infiltração pode vir das paredes externas ou pode ser ascendente vinda da umidade do terreno, e neste caso a solução precisará ser mais elaborada. A solução passa inicialmente pela pesquisa para definir com certeza a causa da infiltração e a partir daí definir a correta solução para o problema. O ideal é contar com a experiência de um profissional da área para aumentar a possibilidade de acerto e reduzir as obras e os custos ineficazes.

 

 

TELHA

“Estou com um problema no telhado da minha casa. Ele tem deixado o ambiente muito quente e, em dias chuvosos, faz muito barulho. Há alguma solução para isso?”

Esmeralda Magalhães Fontes, por e-mail

Com certeza existe alguma solução para esses incômodos, mas a indicação de uma solução depende de um melhor conhecimento da situação. O caso mais complicado ocorre se o telhado é construído com telhas metálicas, que realmente produzem mais barulho com a batida da água de chuva. Não está claro no seu questionamento se existe uma laje sob o telhado, pois a laje ameniza bastante esses problemas, a menos que o espaçamento entre ela e o telhado seja muito pequeno. Se existe a laje e o pé-direito tem uma altura adequada, a instalação de um forro traz uma considerável redução do calor interno, que é amenizado pelo colchão de ar criado entre a laje e o forro. Todas essas situações podem ser mais bem equacionadas após uma vistoria no local.

Perguntas respondidas pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieiri França
construtoraouro@yahoo.com.br

Tags:

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura