Como evitar vazamentos em caixa-d'água de concreto?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 18/12/2011 13:33 / atualizado em 26/12/2011 14:24
Reprodução/Internet
“Gostaria de saber como posso evitar futuros vazamentos em caixas-d’água de concreto ou alvenaria.”

Fernando Maletta Medeiros,
por e-mail


Basicamente dois fatores são essenciais e imprescindíveis para evitar vazamentos em reservatórios. Primeiramente, um bom projeto executivo específico para a finalidade (dependendo do porte do reservátório deve-se utilizar o “concreto hidráulico” adotado pelas companhias de saneamento) e a criteriosa execução desse projeto rigorosamente dentro das normas e recomendações de construção. A segunda etapa é a execução da impermeabilização. Teoricamente, um reservatório perfeitamente executado a partir de um projeto de concreto hidráulico dispensaria a impermeabilização, mas essa é uma garantia adicional para suprir qualquer eventual falha no concreto, inclusive caso ocorra algum recalque na fundação ou nos apoios, o que poderá provocar fissuras no concreto e acarretar infiltrações e vazamentos. Esse problema de recalque é bem mais crítico no caso dos reservatórios construídos em alvenaria, que resistem bem menos a qualquer recalque ou abalo em sua estrutura.


Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieiri França
construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags:

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura