Dicas para sua casa

É possível assentar azulejo ou cerâmica em parede sem a junta?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 29/04/2012 09:03 / atualizado em 07/05/2012 15:09 Redação Lugar Certo /Estado de Minas
“É possível assentar azulejo ou cerâmica em parede sem a junta, ou seja, encostando as peças de cerâmica ou azulejo entre si?”

Nestor Francis, por e-mail

Reprodução Internet/www.famastiltaurus.com.br
Esse sistema de assentamento é possível, mas não é aconselhável. O correto é assentar as peças com um pequeno espaçamento entre si e preenchê-lo com o rejuntamento. Preferencialmente, com a argamassa de rejuntamento flexível, para permitir a dilatação das peças. Caso essas forem assentadas encostadas, sem esse espaçamento, o pequeno movimento provocado pela dilatação provocará o descolamento das peças de cerâmica ou azulejo. Além disso, o espaçamento preenchido com a argamassa de rejuntamento ajudará a corrigir alguma irregularidade de tamanho ou esquadro das peças. Antigamente, para se obter um espaçamento regular entre as peças, utilizava-se calçá-las com um pedaço de palito, o que originou a denominação popular de azulejo palitado. Hoje, existem espaçadores plásticos de diversas espessuras, que proporcionam um trabalho de melhor qualidade.


Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags: cerâmica

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura