Dicas para sua casa

Pintar ferragens da laje que estão enferrujadas resolve o problema?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 29/04/2012 09:05 / atualizado em 07/05/2012 15:07 Redação Lugar Certo /Estado de Minas
“Na garagem do prédio onde moro existem vários locais onde as ferragens da laje estão aparecendo e já estão enferrujadas. Estamos reformando o prédio e o encarregado disse que devemos pintar essas ferragens para protegê-las. Isso resolve o problema?”

Jacqueline Santos Meira, por e-mail

Reprodução Internet/spdabrasil.blogspot.com.br
Com certeza, o procedimento sugerido pelo encarregado está totalmente errado e pode, no máximo, proteger a ferragem contra a ferrugem, não resolvendo o problema maior, que é a integridade da estrutura de concreto armado. O problema relatado é muito comum e evidencia uma má execução da estrutura, que poderá comprometê-la a médio ou longo prazo. Sem entrar em maiores detalhes técnicos, uma estrutura de concreto armado é projetada para o concreto e a ferragem trabalharem em conjunto na estruturação da obra e a ferragem é projetada com um recobrimento de 3cm a 5cm. Isso é, a ferragem deverá ficar de 3cm a 5cm para dentro da superfície do concreto e isso muito importante, pois, além da proteção da ferragem contra a umidade, é nessa posição que a ferragem desempenhará corretamente a sua função estrutural devidamente agregada ao concreto. Esse recobrimento é garantido com a colocação de espaçadores entre a ferragem e a superfície das formas do concreto e, quando isso não ocorre, a ferragem acabará encostando na forma durante os trabalhos de concretagem e ocorrerá a sua exposição, conforme relatado. Além de não desempenhar a corretamente a sua função estrutural, ficará exposta à oxidação, o que provocará a redução da sua seção e o consequente comprometimento da estrutura. Deverá ser contratado um engenheiro para orientar a recuperação da ferragem e a recomposição da estrutura de concreto.

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags: pintura,

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura