Dicas para sua casa

Quais são as orientações para construir um telhado de forma correta?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 13/05/2012 13:53 Redação Lugar Certo /Estado de Minas
“Vou construir uma casa de campo e quero saber qual é a caída necessária do telhado. Gostaria de saber quais os tipo de madeira e telhas devo usar na construção de um telhado. Como posso fazer um cálculo com relação a estrutura de apoio e quais madeiras uso em cada parte?”

José Geraldo Fagundes, por e-mail

A inclinação mínima do telhado depende do tipo de telha a ser utilizada e essa orientação pode ser obtida junto ao vendedor ou fabricante da telha, ou ainda por meio de uma consulta à internet. É importante também prever a altura da empena (parte mais alta do telhado) caso haja previsão de colocação de uma caixa d’água sob o telhado. Com relação à estrutura de apoio e quais seções (bitolas) das madeiras em cada posição do telhado, recomendamos que as cumeeiras, terças e tesouras tenham a seção mínima de 6x12 (em centímetros), os caibros devem ter 5x6, e as ripas 2,5x5. A distância máxima entre as terças deve ser de 1,50m e entre os caibros, de 0,50m. A distância entre as ripas (galga) depende do tipo de telha utilizada. Essas são recomendações básicas para estruturas simples de telhado, sendo sempre aconselhável que os cálculos e as especificações sejam feitos por profissional da área. Existem várias madeiras que podem ser utilizadas na construção da estrutura dos telhados e, dentro dessa variedade, pode-se fazer a escolha em função do custo e da disponibilidade do material na região da obra. O tradicional paraju é sempre o mais recomendado, pois é bastante resistente, bem trabalhável e encontrado com facilidade principalmente na nossa região. A maçaranduba e a peroba-rosa também são estruturalmente resistentes e resistem bem ao ataque de cupins, porém a entrada de pregos vai exigir o auxílio de uma furadeira. O angelim, a cupiúba e o angelim-vermelho têm ótimas propriedades, porém o cheiro é bem desagradável e precisam ser curadas com óleo de linhaça para melhorar o odor. Utilizam-se também o mogno e a garapeira, porém, por não serem comuns na nossa região, o preço vai ser mais alto. Em todos os casos, algumas regras são fundamentais: a madeira deverá ter sido colhida há bastante tempo (no mínimo um ano), deverá estar bem seca, isenta de brancos, carunchos e brocas, sem nós e fendas. E a qualidade da mão de obra é fundamental para a construção de uma boa estrutura de madeira de telhado, para evitar problemas futuros de estabilidade, para reduzir as chances de o telhado apresentar vazamentos e até para evitar desperdício de madeira durante a construção. Para escolha das telhas, deve-se levar em conta dois aspectos: o custo e o estilo da construção, caso esse telhado vá ficar aparente. Entretanto, se o telhado for ficar escondido dentro de platibandas, a opção por telhas de fibrocimento exige menor custo de mão de obra e a estrutura de madeira do telhado é mais leve e consequentemente mais barata.

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags: telhados

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura