Quais são as telhas mais apropriadas para cada aplicação?

E-mail para esta coluna: imoveis.em@uai.com.br

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 10/06/2012 11:55 / atualizado em 11/06/2012 11:17
Divulgação
TEMPERATURA


“Como posso melhorar o desempenho térmico de minha cobertura?”

Eliane Oliveira Guimarães, por e-mail

Quando, arquitetonicamente possível, a pintura das telhas com uma tinta clara e reflexiva é uma boa opção. Se houver altura suficiente, a execução de um forro para criar uma camada de ar entre o telhado e a laje também vai produzir algum resfriamento no ambiente. O forro pode ser de gesso ou outro material desde que não tenha frestas. Caso essas providências não resultem no efeito desejado, será necessário adotar algum dos sistemas de resfriamento artificiais.


CALHA

“Num telhado de telhas 5mm, devo usar a cumieira do mesmo material ou telha de barro tipo calha?”

Geraldo Francisco de Melo, por-email

O ideal é utilizar as cumeeiras do mesmo material e padrão (formato) das telhas da cobertura para obter o perfeito encaixe entre essas peças. Qualquer solução diferente desta poderá deixar frestas que provocarão infiltrações de água de chuva. Além disso, a utilização de um padrão diferente entre as telhas e as cumeeiras resultará num aspecto arquitetônico bem comprometido.


TELHA

“Que tipo de telha é boa e barata para cobrir laje?”

Fernanda Moratto Mendes, por e-mail

Existe uma grande variedade de telhas que podem ser utilizadas para compor o telhado. Se houver um projeto ou uma orientação arquitetônica ou de decoração para o imóvel, é melhor analisar as opções juntamente com o profissional que fez a especificação do telhado. Caso não haja essa orientação, o dono poderá escolher entre os vários tipos e formatos de telhas de fibrocimento ou entre as opções de telhas cerâmicas. Esses são os dois materiais mais comuns. O telhado de telhas de fibrocimento tem uma estrutura de apoio (engradamento) mais leve (e mais barato) do que o telhado de telhas cerâmica (de barro). Porém, se for ficar aparente (quando o imóvel não tem platibanda), a opção por telhas cerâmicas é mais indicada, pois a cobertura fica mais bonita do que com a utilização das de fibrocimento. Outros tipos menos comuns, mas também de possível utilização, dependendo de vários fatores específicos da obra e do gosto do dono, são as telhas de vidro, telhas metálicas, telhas de plástico e até de pedra. Existem opções para todos os usos e gostos e a escolha deverá ser bem estudada por causa do alto custo de um telhado.

PAREDE

“Que tipo de cerâmica devo usar na parede?”

Rachel Gontijo Guimarães, por e-mail

Existe uma grande variedade de revestimentos para paredes. Pode-se optar por peças pequenas desde o tamanho de 10cm x 10cm até peças grandes com medidas de 50cm ou 60cm. A escolha depende de vários fatores, desde o tipo de ambiente que será revestido, a combinação com outros acabamentos e cores desse ambiente e o padrão da construção, pois a variação de preços também é grande, e a variação da qualidade acompanha a variação do custo do material.

Perguntas respondidas pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags:

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura