O que fazer para evitar a infiltração?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 01/07/2012 10:52 / atualizado em 04/07/2012 13:26 Redação Lugar Certo /Estado de Minas
 Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
“Construí minha casa um pouco abaixo do nível da rua e precisei aterrar na lateral da casa para fazer a garagem mais alta. Coloquei uma lona preta encostada no arrimo antes do aterro. Com a chuva, as paredes dos dois quartos encostados na parede do aterro estão infiltrando. Onde houve o erro e o que fazer?”

Ricardo Torres, por e-mail


O erro está na falta de impermeabilização externa da parede que está encostada no aterro sob a garagem. A lona preta não funciona como impermeabilizante – pode auxiliar em algumas situações, mas nunca como solução. A sua situação é um caso típico da necessidade absoluta de impermeabilizar o lado externo da parede. Creio que com a obra pronta é praticamente impossível abrir o lado externo para fazer isso – e talvez até criar algumas linhas de dreno – e a solução terá que ser aplicada pelo lado interno, o que nem sempre é eficaz. Deverá ser retirado todo o revestimento interno da parede e aplicada argamassa polimérica, em demãos cruzadas sobre a superfície umedecida, seguindo as recomendações do fabricante do produto escolhido. O ideal é contratar um profissional experiente para executar ou supervisionar os trabalhos.

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags:

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura