Como evitar manchas no granito?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 09/07/2012 14:54 / atualizado em 09/07/2012 15:24
Reprodução/casaepiso.blogspot.com
"Quando meu apartamento estava no acabamento, pude personalizá-lo e então coloquei granito branco dallas nos banheiros (piso e bancada) e mármore branco carrara na sala (piso). Ainda não mudei, mas tenho notado que quando fica água dentro do box, o granito, por ser poroso, fica manchado. Acredito que com o uso constante do box o granito ficará assim definitivamente. Não sei se a construtora impermeabilizou o piso grosso dos banheiros antes de assentar o granito. Devo impermeabilizar o granito para que ele não fique manchado e para que não haja vazamento no apartamento de baixo? Essa impermeabilização deve ser renovada de quanto em quanto tempo? A sala também terá que ser impermeabilizada?"



Maura Filogônio, por e-mail

O granito tem essa característica de reter umidade e mostrar a mancha até que esteja totalmente seco. Normalmente, se essa umidade for provocada apenas pela água não ficará manchas no granito. Porém, se substâncias corantes como vinho, óleos ou gorduras caírem sobre o piso, deverá ser feita a imediata limpeza, para não dar tempo de penetrarem muito no granito, o que poderá provocar manchas permanentes. A impermeabilização do granito é uma medida preventiva bastante eficaz, tanto para proteção quanto como um aumento da garantia contra a infiltração no apartamento inferior. Não existe um prazo exato de durabilidade das impermeabilizações, pois ela depende muito da sua execução. O melhor é esperar aparecer algum problema de infiltração para refazer a impermeabilização ou então quando for realizada alguma obra de reforma, principalmente se for feita a substituição do piso. A sala, bem como todos os demais cômodos, mesmo não sendo úmidos, deve ser impermeabilizada durante a construção do imóvel, pois, do contrário, é comum a água penetrar no piso das áreas úmidas impermeabilizadas (banheiros, cozinha e área de serviço) e percolar (escoar) sobre a impermeabilização até áreas não impermeabilizadas e infiltrar nesses pontos. Os produtos adequados deverão ser indicados por profissionais da área e prestadores de serviços devem ser pesquisados na região por meio de indicações.

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags:

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura