Trincas por cima dos marcos é um problema estrutural?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 15/07/2012 10:32 / atualizado em 15/07/2012 10:50 Redação Lugar Certo /Estado de Minas
Arte/EM
“Construí minha casa há menos de um ano e em todas as portas apareceram trincas por cima dos marcos. Pode ser problema estrutural ou não tem problema? Basta pintar as paredes de novo?”


Marlon Moura Vieira, por e-mail

Esse tipo de trinca é muito comum e, normalmente, não indica qualquer risco estrutural. Porém, garantir essa condição exige análise mais criteriosa. Ocorrem principalmente por falta ou subdimensionamento da verga de concreto sobre a porta. Inicialmente, deve-se verificar se essas trincas continuam se movimentando ou se houve uma movimentação e depois a estrutura se estabilizou novamente. Isso se faz aplicando sobre a trinca pequenas porções de gesso ou cimento branco em forma circular de 3cm a 5cm. Se as trincas se movimentarem nos dias seguintes à aplicação, essas bolhas de observação vão trincar também. Caso contrário, tem-se um indicativo (e não uma certeza) de que a estrutura se estabilizou. Se a trinca continuar se movimentando ou aumentar a sua espessura, deve ser contratado um profissional para fazer uma avaliação. Ao fazer o reparo da pintura, deve-se utilizar a tela de poliéster própria para essa finalidade.

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags:

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura