Tem problema retirar o telhado da casa e fazer impermeabilização da laje?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 15/07/2012 10:54 / atualizado em 15/07/2012 11:00 Redação Lugar Certo /Estado de Minas
Divulgação web
“Pretendo retirar o telhado da minha casa, fazer a impermeabilização da laje e abrir uma passagem para instalar uma escada até a cobertura. Existe algum inconveniente nisso?”


Gerraldo Márcio Ladeira, por e-mail

Inconveniente talvez não haja, mas existem vários problemas e detalhes técnicos e legais que precisam ser observados. É fundamental que todo o processo seja coordenado por profissionais capacitados. Deve-se preocupar inicialmente com a questão legal da autorização junto à prefeitura e o primeiro passo é a contratação de um projeto, tanto para aprovação quanto para estudo das alterações arquitetônicas no pavimento atual e na nova área da cobertura. Paralelamente a isso, deve-se contratar um engenheiro calculista para avaliar a solução técnica para abertura da passagem na laje e se a laje construída como laje de forro poderá trabalhar como de piso, pois haverá aumento da sobrecarga por causa do revestimento, da impermeabilização e a utilização como espaço da casa. Caso necessário, poderá ser feito um reforço em toda a estrutura (fundação, pilares, vigas e na própria laje). Também é interessante verificar previamente se o custo dessa solução não inviabiliza a reforma. Depois, é necessário se preocupar com a impermeabilização de toda a área que vai ficar descoberta e aí também é fundamental a contratação de profissional qualificado. Superadas todas essas etapas, a abertura da passagem na laje deverá ser feita por empresa especializada, para reduzir o impacto e o abalo no restante da estrutura.

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags:

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
12 de julho de 2023
10 de julho de 2023