Dicas para sua casa

Pastilhas da fachada estão soltando. O que fazer?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 22/07/2012 12:01 / atualizado em 02/08/2012 13:39 Redação Lugar Certo /Estado de Minas

Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

“As pastilhas cerâmicas da fachada do meu prédio estão soltando. Por que isso ocorre e o que pode ser feito?”

David Silva Lopes, por e-mail

 

O mais provável é que o problema esteja em uma das etapas do processo de assentamento. Podem não ter sido feitos adequadamente o reboco e o chapisco ou não ter sido aguardado o tempo correto de cura entre cada etapa. Pode ter ocorrido também erro no assentamento da cerâmica, com utilização de argamassa colante inadequada ou com prazo de validade vencido. Mais grave ainda se o assentamento foi feito sobre superfície anteriormente pintada sem a retirada da camada de pintura. A falta de junta de dilatação na fachada e se as pastilhas foram assentadas coladas entre si, sem o espaçamento para aplicação do rejuntamento – esse também deve ser bem especificado – podem comprometer o revestimento. Muito raro, mas também possível, o problema pode estar na fabricação da cerâmica – por exemplo, se o índice de absorção estiver fora da norma. A única solução é retirar todo o revestimento comprometido, conferir a qualidade do emboço, refazê-lo se necessário e reassentar corretamente a cerâmica.

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015