Dicas para sua casa

É realmente necessário fazer a impermeabilização da laje?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 26/08/2012 12:23 / atualizado em 30/08/2012 14:34 Redação Lugar Certo /Estado de Minas
Reprodução/Internet/reformasbq.blogspot.com.br
“Terminei a concretagem da laje da minha casa, de dois pavimentos, e não pretendo fazer a impermeabilização da laje por causa do custo. É muito importante ou um telhado benfeito pode substituir a impermeabilização?”


Júlio César Dias Araújo, por e-mail

Por mais bem construído que seja o telhado, ele nunca vai substituir a impermeabilização da laje. O que acontece é que, enquanto o telhado estiver em bom estado, sem apresentar qualquer vazamento e enquanto as calhas, rufos e pingadeiras estiverem cumprindo corretamente o seu papel, a falta de impermeabilização da laje não vai apresentar qualquer problema. Entretanto, quando algum desses elementos apresentar alguma falha e a água da chuva chegar até a laje, a umidade deverá passar por ela e os problemas de infiltração aparecerão dentro de casa. E a prática mostra que, com o tempo, algum problema ocorre no telhado e, a menos que seja feita uma criteriosa e periódica verificação e manutenção do telhado, e dos demais elementos, um dia o problema aparecerá. Porém, por se tratar de um serviço que tem um custo considerável, pode-se evitar ou adiar a impermeabilização da laje, porém deverá ser tomado um cuidado maior na execução do telhado, para retardar o momento em que ele vai apresentar algum problema, o que é quase inevitável ao longo do tempo. E claro, uma laje bem construída, e às vezes até com uma pequena inclinação na face superior, reduzirá bastante a possibilidade de a água infiltrar, caso ocorra a falha no telhado ou a impermeabilização não tenha sido que executada, ou ainda, mesmo que executada, apresente algum problema, o que em alguns poucos casos pode ocorrer.

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags: casa,

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
12 de julho de 2023
10 de julho de 2023