Dicas para sua casa

Como resolver questão de desnivelamento da garagem?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 26/08/2012 12:26 / atualizado em 30/08/2012 14:41 Redação Lugar Certo /Estado de Minas
Reprodução/Internet/www.balaiodegato.com
“A garagem de minha casa foi construída sobre uma laje pré-fabricada e tem 48 metros quadrados. Porém, ao concretá-la, não foram tomados os cuidados para deixá-la nivelada, ficando assim com desníveis de até 8 centímetros em determinados lugares. Agora, pretendo colocar um piso de cerâmica e gostaria de saber se existe algum material resistente e leve para servir de contrapiso em vez de reconcretar para acertar o piso, evitando assim acúmulo de peso na laje.”


Heber L.F.M., por e-mail

Existem soluções bem técnicas, como utilizar um concreto traçado com cimento e vermiculita, que é um agregado para concreto leve, mineral, da família das argilas, cujo produto final apresenta boa resistência e uma grande redução de peso em relação ao enchimento convencional de argamassa ou concreto. Outra opção é o concreto leve (celular), onde os agregados do concreto são substituídos por células de ar, que é fornecido por algumas empresas de concreto usinado. Uma solução mais simples e também eficaz, mas cuja viabilidade depende da proximidade de alguma indústria siderúrgica, é fazer o enchimento com escória de alto-forno, compactada, sobre a qual pode-se fazer uma camada mais fina (e consequentemente mais leve) do concreto ou argamassa convencional. Algumas indústrias siderúrgicas descartam esses materiais ou o vendem a baixo custo. Se a espessura do enchimento for maior pode ser feito um enchimento com bloco de concreto celular autoclavado – bloco Sical. Entretanto, em todas as situações, é imprescindível fazer uma verificação criteriosa da estrutura, para determinar se a estrutura – laje, vigas, pilares e fundação – suporta o incremento da carga, por menor que ele seja, principalmente por se tratar de laje pré-fabricada. Esse estudo deve ser feito por profissional especializado em cálculos estruturais.

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags: casa,

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura