Muro

Morador divide parede com vizinho e água mina dentro da casa dele

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 02/09/2012 13:01 / atualizado em 20/09/2012 14:44 Redação Lugar Certo /Estado de Minas
“A parede da cozinha da minha casa fica encostada na casa do vizinho, em um nível mais elevado. Desde as últimas chuvas, mina uma água da parede do vizinho para dentro da minha cozinha. Acho que a parede é um muro de arrimo. Gostaria de saber se existe uma maneira de drenar essa água e se existe algum risco com esse muro de arrimo. Uma parede falsa poderia resolver o problema?”

Vera Regina Mendes, por e-mail

É possível construir algum pequeno sistema de dreno para conduzir a água até algum local apropriado para escoamento. Mas, para determinar a melhor opção, é necessário conhecer o problema no local. Creio que o melhor seria solucionar o problema e não apenas arranjar uma solução para o escoamento. Se o problema persiste desde a temporada de chuvas, é provável que a origem da água não seja da chuva, e sim de vazamento de alguma tubulação. A pesquisa deve ser feita pelo lado do vizinho, mas nem sempre isso é possível. Dependendo da extensão do problema, pode ser tentado um tratamento impermeabilizante pelo lado da sua casa – impermeabilização negativa. Porém, esse processo precisa ser bem especificado para se mostrar eficaz. Todas essas soluções exigem o acompanhamento de um profissional do setor. Com relação ao risco para o muro de arrimo, a verificação deve ser feita por profissional especializado em cálculos e estruturas.

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags: casa,

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura