Dicas para sua casa

Trincas são sinais de problemas na estrutura?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 09/09/2012 15:52 / atualizado em 20/09/2012 14:42 Redação Lugar Certo /Estado de Minas
“Comprei uma casa já com algumas dezenas de anos de construção e, durante a reforma, percebi várias trincas nas paredes, principalmente perto das portas, subindo até o teto. Essas trincas podem ser uma indicação de algum problema na estrutura? Posso executar a pintura, sendo que o pedreiro disse que a pintura vai acabar com as trincas?”

Carlos César Teixeira, por e-mail

As trincas são os indícios iniciais de que algo está acontecendo ou aconteceu com a estrutura da casa. Isso, na maioria dos casos, não quer dizer que exista risco para a estrutura, mas indica que houve alguma alteração das condições iniciais do imóvel. Normalmente não existe motivo para grandes preocupações, a não ser que as trincas sejam grandes e estejam aparecendo muito rapidamente. Mas é importante pesquisar e diagnosticar o quanto antes o problema. Uma primeira orientação é estabelecer pontos de observação da evolução dessas trincas (verificar se continuam se movimentando ou se houve uma movimentação e depois a estrutura se estabilizou novamente). Deve-se, também de imediato, verificar se houve alguma obra próxima ao imóvel (alguma construção ou desaterro nos lotes vizinhos) ou na rua (construção de redes de água, esgoto ou drenagem). Essas intervenções podem provocar trincas nos imóveis próximos. A localização preferencial das trincas (próximo a portas e janelas) é um indicativo (mas nunca uma certeza) de que não deve haver problema estrutural na casa. Porém, todas essas colocações são suposições e apenas a vistoria de um engenheiro ou técnico poderá avaliar com segurança o que está provocando o aparecimento das trincas e os possíveis riscos. Essa é a nossa principal sugestão. Com relação à pintura, caso você a faça, ela nunca vai mascarar qualquer problema, pois, com certeza, as trincas voltarão a aparecer – a menos que sejam utilizados procedimentos específicos de combate a elas trincas. O correto é resolver primeiramente o problema de as trincas e depois executar a pintura, pois, além das trincas voltarem a aparecer após a pintura, provavelmente a solução de combate às trincas exigirá a quebra de alguns pontos das paredes e a pintura precisará ser refeita.

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags: estrutura

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura