Dicas para sua casa

Que providência tomar no caso de aparecimento de trincas na edificação?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 16/09/2012 13:04 / atualizado em 20/09/2012 14:22 Redação Lugar Certo /Estado de Minas
Reprodução/Internet/ogestorimobiliario.blogspot.com.br
“Sou síndica de um prédio no Bairro Cidade Nova. O prédio, com cerca de 20 anos, parece bem construído, mas de alguns tempos para cá apareceram algumas trincas na garagem e no térreo e moradores antigos informam que essas trincas não existiam. Além de algumas obras feitas por moradores nos apartamentos, teve uma obra da fornecedora de água na rua e foi feita uma escavação muito funda, com o uso de rolo compressor para fechar a vala. Você sabe a causa? Preciso tomar alguma providência?”


Patrícia Queiróz, por e-mail

De imediato, posso garantir duas coisas: a primeira é que não é possível afirmar sem uma análise técnica qual é a causa ou quais são as causas. E a segunda afirmação e, mais importante, é que é urgente e imprescindível tomar alguma providência. Toda trinca é uma indicação de que algo não está normal na edificação. Isso não quer dizer que exista um problema grave e nem que o problema esteja continuando a existir ou se agravando. Pode ter sido uma movimentação da estrutura ocorrida em algum momento e depois pode ter acontecido nova e segura acomodação da estrutura, mas somente um profissional capacitado – engenheiro civil de cálculo ou estrutura – poderá vistoriar e emitir um laudo seguro. A obra pode ter provocado algumas dessas trincas, assim como as reformas internas, principalmente se essas não foram acompanhadas por engenheiro. O Crea-MG sempre ressalta a importância do acompanhamento de um engenheiro em toda e qualquer obra e/ou reforma. O Sindicato dos Condomínios de Belo Horizonte e Região Metropolitana (Sindicon) faz campanhas periódicas sobre a importância da inspeção predial. Existem projetos de lei tramitando nas assembleias no sentido de tornar obrigatórias as vistorias periódicas prediais. O próprio desgaste provocado pelo tempo, mesmo sem a influência de qualquer outro fator externo, pode comprometer a estabilidade de uma estrutura.

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags: casa,

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura