Dicas para sua casa

Como evitar infiltração provocada pelo vizinho?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 30/09/2012 11:14 / atualizado em 09/10/2012 13:45 Redação Lugar Certo /Estado de Minas
Reprodução/Internet/forumdacasa.com
“O terreiro da casa do meu vizinho é mais alto que o meu e as casas ficam encostadas. Na minha casa brota água pelo chão em dias de chuva, mas com certeza vem do lado do pátio do vizinho, que é mais alto que o meu. O que fazer para que essa água pare de infiltrar?”

Bruno Ranger da Silva, por e-mail

Um problema desse tipo somente se resolve com alguma intervenção no terreno do vizinho, pois a água precisa ser “cercada” onde ela penetra no solo. A água que chega ao pátio do vizinho deverá ser conduzida por algum equipamento de drenagem (canaletas, caixas com ralo, alguma tubulação enterrada ou até mesmo a correção da inclinação do pátio) até um local por onde possa escoar para a rede de drenagem da rua ou outro local conveniente, sem atingir a casa que fica no nível inferior. Porém, em muitos casos, por causa da topografia local, ou por causa das construções existentes no local não se consegue conduzir facilmente a água para um local conveniente de drenagem. Nesse caso, deverá ser consultado um técnico para estudar alguma outra solução no local, pois qualquer tentativa de “cercar” a água já dentro da casa que fica embaixo será complicada, provavelmente cara e nem sempre será eficaz. Se for possível, além das medidas já citadas, o ideal seria abrir o terreno do vizinho até a divisa com a sua casa para vedar todo o caminho que a água faz até o muro divisório ou muro de arrimo e impermeabilizar também o muro, para prevenir futuros problemas.

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags: casa,

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura