Dicas para sua casa

Como identificar a origem de um vazamento no banheiro?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 07/10/2012 13:20 / atualizado em 09/10/2012 13:23 Redação Lugar Certo /Estado de Minas
Reprodução/Internet/ultimosegundo.ig.com.br
“Sou síndica de um prédio de três andares, sendo que o último é cobertura. Na época da chuva teve início um vazamento no teto do banheiro do segundo andar. Em um primeiro momento, acreditamos tratar-se de vazamento com origem no banheiro do apartamento da cobertura. Entretanto, o banheiro foi mantido fechado por 30 dias e o vazamento persistiu durante todo o tempo. A água pode, em função de algum dano na encanação, estar atingindo o teto do banheiro do segundo andar por meio do respiro?”


Penha Habibe, por e-mail

Os frequentes problemas de infiltrações nas construções são quase sempre solucionados a partir de uma boa dose de observação, e você está bem adiantada nesse procedimento. Duas possíveis causas já foram apontadas por você. Podem existir outras. O melhor é ir eliminando as possibilidades cujas verificações são mais simples. Teste o suspiro: ligue uma mangueira com água diretamente nele, e se o vazamento aparecer, bastará instalar dois joelhos na extremidade, virando para baixo “a boca” da ventilação. Se não estiver aí o problema, teste o local que foi furado a furação para fixação dos pilares mantendo ali por 48 horas uma lâmina de água de pelo menos 3cm de altura. Isso pode ser feito construindo uma pequena contenção em torno do local com filetes de silicone, de forma que a água permaneça ali confinada. Os caminhos que a água percorre numa estrutura não são sempre os que nos parecem óbvios. É possível a água penetrar em algum ponto e aparecer em locais bem diferentes, pois no seu caminho infiltrando pela estrutura ela vai procurar as possíveis falhas e isso pode, como neste caso, conduzi-la até o segundo pavimento. O teste de manter fechado por 30 dias o banheiro da cobertura não elimina a possibilidade de estar ali o vazamento, pois, mesmo com os registros e torneiras fechadas, a água está presente nas tubulações a montante desses registros e torneiras, e pode vazar em algum ponto da tubulação.

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags: casa,

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura