Dicas para sua casa

Há incoveniente em construir a estrutura do telhado sem usar madeira?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 18/10/2012 11:14 / atualizado em 26/10/2012 16:15 Redação Lugar Certo /Estado de Minas
Reprodução/Internet/clubeconstrucao.com.br
“Estou construindo uma casa. Acontece que estou com uma tremenda dúvida. Pensando ecologicamente, penso em fazer a laje da casa com inclinação de 30% para compensar a inclinação do telhado. Assim, não usaria madeira para a estrutura do telhado, mas canaleta de aço para apoiar a telha, fazendo a vez da carga de madeira, parafusando-a na laje. Essa ideia é certa? Poderá causar problemas no futuro? Por outro lado, com 30% de inclinação interna, esteticamente ficaria bom ou muito ruim?”


Jaime Silva de Souza, por e-mail

Essa prática não é muito comum na nossa construção civil, mas, se bem estudada e planejada, pode ser adotada. Encontramos em alguns lugares, principalmente em cidades do interior, casas que são construídas com a laje inclinada e depois revestida com algum impermeabilizante, visando eliminar o telhado com o único objetivo de reduzir custo, mas o efeito arquitetônico normalmente não é agradável e a inclinação, nesses casos, fica em torno de 15% a 20%. Na alternativa que você está propondo, além de um processo mais elaborado de confecção da forma das vigas e da laje, será necessário fazer uma dosagem específica do concreto para que seja possível mantê-lo com a inclinação desejada até a sua cura. O cálculo estrutural também deverá ser específico para essa configuração, não podendo ser simplesmente adaptado na obra um projeto de uma laje plana. E depois, na execução do telhado, será importante tomar cuidado com os pontos de fixação da sua estrutura na laje, para que não se tornem pontos de infiltração caso ocorra alguma falha no telhamento. Internamente, se o aspecto arquitetônico não ficar agradável, pode-se utilizar algum tipo de forro, como gesso, para fazer a correção.

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags: madeira

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura