Dicas para sua casa

É indicado jogar terra diretamente sobre a rede de esgoto?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 18/10/2012 11:18 / atualizado em 26/10/2012 16:09 Redação Lugar Certo /Estado de Minas
Reprodução/Internet/www.rincao.sp.gov.br
“Gostaria de saber se posso jogar terra diretamente sobre a rede de esgoto residencial feita em PVC 100mm. A vala tem profundidade aproximada de 1m e 13m de extensão.”


Armando Feliciano, por e-mail

Para que você mantenha a qualidade do serviço executado e preserve a tubulação, por melhor que seja o tubo utilizado, alguns procedimentos são importantes na construção da rede de esgoto. Primeiro, faça o acerto do fundo da vala com a inclinação necessária e, a seguir, faça a compactação dele. Assente a tubulação, respeitando a declividade projetada e, depois de conferido o assentamento e a estanqueidade, jogue terra nas laterais do tubo até a sua geratriz superior e faça uma compactação com um soquete manual, por igual dos lados do tubo, para que ele não se desloque. Depois, jogue uma camada de 20cm a 30cm de terra sobre o tubo e faça nova compactação com soquete manual. A partir dessa camada, faça outras sucessivas de mais ou menos 30cm até o nível do terreno, compactando cada uma manual ou mecanicamente. Dessa forma, você protegerá a sua rede de esgoto e evitará que a declividade projetada se altere.

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags: casa,

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura