Dicas para sua casa

Como evitar mofo nas paredes no período chuvoso?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 28/10/2012 14:52 / atualizado em 01/11/2012 13:53 Redação Lugar Certo /Estado de Minas
Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
“Moro em uma área urbana de BH e as paredes externas de minha casa, depois das chuvas, ficaram com as paredes mofadas e com aspecto preto. Gostaria de saber qual seria a solução ideal para evitar isso, pois reforço a pintura a cada dois anos e o mofo retorna. Já comprei tinta contra mofo, coloquei textura na parte que aparentava pior aspecto, mas descascou. Qual seria a melhor solução, custos e mão de obra?”

Cristina Nunes Jabba, por e-mail

Infelizmente, não existe qualquer tipo de pintura que corrija os danos decorrentes da umidade das paredes. Pode levar algum tempo, mas a umidade sempre vai vencer a pintura e os problemas reaparecerão. A única solução é pesquisar a origem e combater a umidade das paredes e, depois de se certificar da eliminação, fazer a pintura, que deverá durar muito mais tempo dos que os dois anos. O procedimento correto (técnica, estética e arquitetonicamente) é pesquisar criteriosamente a origem da umidade, definir a melhor solução de combate a essa umidade e, depois de realizado o trabalho, testar exaustivamente se o problema foi solucionado e somente após se ter certeza disso é que a pintura deverá ser refeita. Provavelmente, para se obter o menor custo e a melhor e definitiva solução deverá ser contratado um profissional (engenheiro ou técnico) com boa experiência na solução desse tipo de problema. Com frequência encontramos imóveis com graves problemas de umidade em paredes, armários e pisos e a causa é facilmente detectada e a solução pode até ser simples. Pode-se fazer o revestimento das paredes com cerâmica ou azulejo, mas nem sempre essa solução é possível (por questões arquitetônicas ou estéticas, ou por questões técnicas) e essa solução paliativa somente deve ser adotada quando não existir qualquer outra opção e sempre orientada por um engenheiro civil ou técnico de edificações. Isso porque exige alguns detalhes executivos específicos para que essa opção, tecnicamente pouco recomendável, surta o efeito desejado.

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags: casa,

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura