Dicas para sua casa

Como impermeabilizar muro de divisa com o vizinho?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 05/11/2012 13:11 / atualizado em 15/11/2012 13:48 Redação Lugar Certo /Estado de Minas
Marcelo Scandaroli/Reprodução/equipedeobra.com.br
“Ao lado da cozinha, tenho um corredor coberto, que faz divisa com o quintal do vizinho. Esse quintal é muito úmido e a umidade reflete diretamente na parede desse corredor. Já fizemos duas reformas pesadas para tentar resolver o problema. Utilizamos as melhores marcas de impermeabilizantes, seguindo todas as instruções de aplicação, mas nada adiantou. Por causa dessa umidade, não utilizamos o corredor para nada, mas temos intenção de reformar a cozinha e usá-lo como um prolongamento dela. Consultamos alguns pedreiros, mestres de obra, arquitetos e engenheiros civis para saber qual solução cada um deles daria para resolver o problema da umidade. Nossa última esperança é descascar a parede úmida até o tijolo, impermeabilizar e colocar pedras.”


Bruno Silva Rodrigues, por e-mail

Você está enfrentando um problema muito comum, principalmente em imóveis térreos. Você poderá tentar várias dessas opções paliativas, isoladas ou combinadas, que poderão amenizar o problema ou resolvê-lo temporariamente, porém com certeza nenhuma delas eliminará a umidade. O único processo eficaz e definitivo nesse caso tem como premissa básica conter a umidade pelo lado externo da parede da sua casa, já que depois de infiltrar na parede, de uma forma ou de outra, mais dia ou menos dia essa umidade vai acabar atravessando a parede. Pelo relato e pelas fotos não é possível executar qualquer trabalho pelo lado externo da sua casa, o que seria o ideal. Mesmo assim, verifique se é possível executar algum trabalho que diminua a umidade no terreno do vizinho nas proximidades do seu imóvel. E pelo lado de dentro alguns processos poderão ser adotados, como a construção de linhas de dreno. Em alguns casos até a criação de uma parede dupla pode ser uma alternativa viável, desde que tomados alguns cuidados. Só não considero produtiva a utilização da lona plástica.

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags: vizinho

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura