Dicas para sua casa

O reboco da parede não está muito bom. O que fazer?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 09/12/2012 12:32 / atualizado em 17/12/2012 17:53 Redação Lugar Certo /Estado de Minas
Reprodução/Internet/puertaengenhariacasa11.blogspot.com.b
“Em minha casa existe uma parede que foi feita com um reboco não muito bom. Quero saber se posso passar massa corrida nela.”


Magno Barbosa dos Reis, por e-mail

Isso dependerá do que você considera “reboco não muito bom”. Se esse foi executado com uma argamassa fraca ou contaminada, o melhor realmente é refazê-lo. Porém, se é muito áspero, decorrente da utilização de uma areia muito grossa, o defeito pode ser corrigido com o lixamento, usando uma lixa mais grossa. Exigirá um consumo maior de massa corrida, mas o resultado vai ser bom. É muito importante limpar bem a superfície antes da aplicação da massa corrida. E se o reboco ruim tiver com altos e baixos, além de irregularidades, também pode ser corrigido com um consumo maior de massa corrida, porém corre-se o risco de ocorrerem trincas no emassamento por causa da espessura excessiva da camada. Agora, se essas irregularidades forem muito acentuadas, o melhor é fazer o apicoamento (processo manual ou mecânico que usa o picão, ferramenta própria para desgastar pedras, por meio de impactos. Confere um aspecto furadinho ou poroso de textura uniforme) no reboco e aplicar uma camada fina de argamassa de cimento e areia para regularizar a parede e depois aplicar a massa corrida. O custo será menor do que tentar regularizar a superfície com massa corrida.

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags: massa

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura