Dicas para sua casa

Como resolver problemas com infiltração em casa?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 13/01/2013 14:17 / atualizado em 21/01/2013 18:51 Redação Lugar Certo /Estado de Minas
Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
“Minha casa pertence a um pequeno condomínio de oito casas. Ela não é geminada e não tenho vizinhos dos lados. Porém, foi construída encostada ao muro de arrimo do terreno do vizinho de trás, que é um prédio que está bem acima do nível de minha casa. Recentemente percebi afloramento de água em dias de muita chuva em uma tomada baixa na parede da cozinha, encostada nesse muro. No meu caso, como trata-se de parede interna, seria bom encaminhar essa água para a rede pluvial ou de esgotos?”


Marcelo Witzel, por e-mail

Essa questão é uma das mais recorrentes nesta coluna e a orientação é sempre no sentido de encontrar a causa do problema, corrigi-lo e depois refazer os acabamentos comprometidos. Essa situação de parede encostada em muro de arrimo é sempre crítica e só não ocasionará problemas de umidade – mesmo alguns anos após a construção – se rigorosos procedimentos técnicos forem adotados durante a construção. Se a umidade apareceu, houve alguma falha na época da construção ou alguma alteração ocorreu no local, o que deve ser verificado no imóvel do vizinho, e nesse caso, deve-se concentrar aí a busca e a solução do problema. A água cor de barro é um indício forte de que a umidade vem do aterro atrás do arrimo. Se não for possível corrigir o problema pelo lado do vizinho, o caminho será encontrar alguma solução paliativa por dentro do imóvel, o que pode ser o dreno – caso tenha opção de lançar a água coletada nele – ou até mesmo a construção de uma parede falsa acompanhada por algum dispositivo de escoamento. A presença de um técnico ou engenheiro civil será fundamental para diagnóstico e solução do problema.

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura