Dicas para sua casa

O que fazer no caso de um muro que está com rachaduras? Ele pode desabar?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 28/01/2013 14:42 Redação Lugar Certo /Estado de Minas
“Estou preocupada com o muro do meu vizinho, que é ao lado da minha casa. Ele foi feito com tijolo comum há cerca de 30 anos e tinha quatro metros de altura e a propriedade foi vendida recentemente para outra pessoa, que resolveu aumentar esse muro dois metros; o pior, com bloco mais pesado. Tenho medo que esse muro venha a cair para o meu lado, pois a parte que foi construída anteriormente pelo antigo proprietário está com rachadura.”

Luzia Domingues, por e-mail

A sua preocupação tem fundamento e essa situação deve ser vistoriada por um profissional da área, pois é preciso verificar se o acréscimo na carga sobre a fundação pode ser suportada por ela. A preocupação aumenta se a rachadura tiver surgido após o acréscimo na altura do muro. A alvenaria de blocos de concreto é bem mais pesada que a alvenaria de tijolos cerâmicos e o risco de queda do muro é real. Além da preocupação com o acréscimo da carga, o aumento da altura preocupa, pois um muro com seis metros de altura precisa ser bem travado para evitar tombamento.


Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags: casa,

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura