Dicas para sua casa

De quem é a responsabilidade pelo vazamento em um apartamento?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 10/02/2013 14:14 / atualizado em 14/02/2013 14:26 Redação Lugar Certo /Estado de Minas
Reprodução/Internet/panoramageraljornalismoinformativo.blogspot.com
“O apartamento abaixo do meu apresenta uma mancha no teto do banheiro social e a dona alega que a origem da infiltração é no meu apartamento. Em 2010, quebrei o meu apartamento por esse mesmo motivo. Na ocasião, o bombeiro hidráulico achou que o problema poderia ser da junção de dois canos que não estava bem feita. Acontece que, dois anos depois, a proprietária do apartamento de baixo voltou a me procurar para dizer que o problema persiste. Contudo, a mancha não aumentou muito de tamanho. Agora, o bombeiro hidráulico acha que o problema pode ser do barbará do condomínio.”

Cláudia Alvim, por e-mail

Todo problema de vazamento e infiltração exige um criterioso trabalho de pesquisa e observação para chegar à causa do problema. Nesse tipo de problema relatado é muito comum que a infiltração que surge no teto do apartamento de baixo seja consequência de deficiência no rejuntamento do piso do banheiro de cima. Ele pode ser facilmente observado e corrigido. Outra possibilidade é que esteja ocorrendo vazamento no barbará (coluna vertical de descida da rede de esgoto). Nesse caso, o problema deve ser comunicado ao síndico. Se a obra ainda estiver dentro do prazo de garantia da construtora, é dela todo o ônus do reparo. Se não, esse ônus passa a ser do condomínio.

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015