Qual a melhor forma de combinar o preço com o pedreiro?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 03/03/2013 12:01 / atualizado em 04/03/2013 13:21 Redação Lugar Certo /Estado de Minas
Eduardo Almeida/RA Studio

MÃO DE OBRA
“Estou construindo uma casa de dois pavimentos (aproximadamente 200 metros quadrados) e não sei como combinar com o pedreiro os valores da empreitada. Devo dividir a obra em fases e orçar cada uma? Qual a forma mais segura para fazer isso? Pretendo comprar toda a ferragem pronta e para a laje, comprar o concreto pronto.”

Silmara Neves da Rocha, por e-mail


Essa é uma questão bastante complexa e deve ser muito bem pesquisada e estudada. Percebo pela pergunta que a intenção não é contratar uma empresa para executar a casa, e sim contratar um pedreiro, talvez com uma equipe. Nesse caso, esse pedreito e todos os demais funcionários deverão ser regularmente contratados com o registro na carteira de trabalho e demais formalidades legais. Assim, não existirá valor de empreitada a ser combinado, pois os funcionários vão receber salários e eventuais horas extras. Ou talvez a sua intenção seja contratar um pedreiro que tenha uma empresa registrada e você vai contratar a obra por empreitada. Nesse caso, é muito importante acompanhar e fiscalizar o registro regular de todos os funcionários na empresa do pedreiro e também o cumprimento de todas as formalidades legais e pagamentos de todos os encargos sociais, para que você não corra o risco de ter funcionários “sem registro” trabalhando na sua obra, o que é gravíssimo. E para formar ideia de um valor da empreitada, e facilitar o seu planejamento financeiro, sugiro solicitar orçamento a várias empresas ou empreiteiros (regularizados, conforme exposto acima), solicitando sempre dois tipos de orçamento: por etapas da obra e pela empreitada total. Assim, terá uma boa margem para negociar. Analise e defina bem no contrato o cronograma de pagamento em função do andamento da obra, pois frequentemente esse é um ponto de discórdia nas empreitadas. A compra da ferragem pronta (aço cortado e dobrado) e o concreto usinado são boas alternativas e normalmente geram economia e aumento de qualidade.

Perguntas respondidas pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França (construtoraouro@yahoo.com.br)
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura